Páginas


Esta semana, a tua biblioteca propõe a leitura de quatro obras:

Dentes de Rato, de Agustina Bessa-Luís
«Lourença tinha três irmãos. Todos aprendiam a fazer habilidades como cãezinhos, e tocavam guitarra ou dançavam em pontas dos pés. Ela não. Era até um bocado infeliz para aprender, e admirava-se de que lhe quisessem ensinar tantas coisas aborrecidas e que ela tinha de esquecer o mais depressa possível. O que mais gostava de fazer era comer maçãs e deitar-se para dormir. Mas não dormia. Fechava os olhos e acontecia-lhe então uma aventura bonita, e conhecia gente maravilhosa.»




Leandro, rei da Helíria, de Alice Vieira
Esta peça de teatro para crianças e jovens (com um enredo em muitos aspectos semelhante ao de "Rei Lear", de Shakespeare) foi buscar a sua base a uma narrativa popular. Um pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando, contudo, por deserdar a mais nova. Esta vem a revelar-se, afinal, a única que era merecedora da sua generosidade. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, até ser finalmente salvo e perdoado pela filha mais nova entretanto reencontrada.


Os Heróis do 6.º F, de António Mota
A vida dá muitas voltas. Que o diga Manuela que vê a sua vida dar uma volta completa, quando pensava que já nada havia a mudar. Num quotidiano repartido entre a casa e a escola, Manuela testemunha as mudanças de vida dos que lhe são próximos, sejam eles vizinhos mais velhos, sejam jovens que como ela frequentam a escola.


É Natal, Stilton!”, Geronimo Stilton
«Tudo parecia pronto para a ceia de Natal com a minha família. E afinal, pobre de mim, que incrível véspera de Natal me esperava! Andei a apanhar cem mil bombons de queijo, passou-me um tir em cima da cauda, até a minha casa pegou fogo, Mas foram tantos roedores a ajudar-me! Sim, no Natal todos se sentem melhores. Que bom se fosse assim o ano todo!

0 comentários: