Páginas

Sugestões de Leitura

Olá amiguinhos,
a nossa biblioteca recebeu hoje mais dois livros da coleção "Chamo-me". Venham lê-los!!!




"Mas, claro, não me posso esquecer nunca do meu Benfica. Com ele, fui campeão nacional 11 vezes em 15 anos, e ganhámos cinco Taças de Portugal. Nesses anos maravilhosos, não dávamos hipóteses à concorrência. E fui, até há muito pouco tempo, o melhor marcador da Selecção Nacional, com 46 golos. Nas diversas competições nacionais, marquei 733 golos, um recorde."


Romancista, dramaturgo, poeta, tradutor, crítico literário, autodidacta, o reconhecimento mundial do seu trabalho ocorreu em 1998. A 8 de Outubro, a Real Academia Sueca atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Literatura, «pela sua capacidade para tornar compreensível uma realidade fugidia, com parábolas suportadas pela imaginação, a compaixão e a ironia». É o primeiro escritor de língua portuguesa a receber tal distinção. Com ele passou a fazer companhia a Thomas Mann, Hermann Hesse, Camus, Hemingway, Gabriel Garcia Marquez…
Ao receber a notícia, José Saramago declarou: «Senti dentro de mim uma grande serenidade. Primeiro não se acredita, depois tem se acreditar».
Foi um momento único de orgulho nacional, mas o maior prémio foi da Língua Portuguesa.
José Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos, na sua cada em Lanzarote, mas os seus restos mortais repousam junto à Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, em Lisboa. 

0 comentários: